Vamos se conscientizar?
A obesidade infantil é um dos maiores problemas de saúde pública.
Segundo o IBGE, uma a cada três crianças com idade de cinco a nove anos está acima do peso.
O que é obesidade infantil?
A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de peso, costuma ser causada por fatores genéticos, ambientais e comportamentais.
Quais são as causas da obesidade infantil?
A causa da doença é multifatorial. A obesidade infantil está associada à uma combinação de fatores de exposição das crianças a um ambiente obesogênico (que favorece comportamentos relacionados à ingestão de alimentos densamente calóricos e sedentarismo), comportamentos inadequados e respostas biológicas a esse ambiente. Muitas crianças hoje estão crescendo em ambientes que incentivam o aumento de peso e a obesidade.
O que deve ser feito para evitar a obesidade infantil?
Os hábitos alimentares das crianças são formados ainda na barriga da mãe e se estendem nos primeiros anos de vida.A gestante deve optar por alimentos saudáveis, limitar o consumo de alimentos processados e evitar alimentos ultraprocessados.
Antes dos dois anos, os pais não devem oferecer açúcar e alimentos ultraprocessados para seus filhos. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2013) apontam que 60,8% das crianças menores de 2 anos comem biscoitos ou bolachas recheadas. Também devem manter distante dos pequenos sucos de frutas e comidas industrializadas e refrigerantes.
O Laboratório Centrolab recomenda que os pais mantenham os exames das suas crianças atualizados, acompanhando sua saúde!
Conscientizar é o caminho!